19 de novembro de 2014

PRAÇA PALMARES - A REFORMA 2014

A reforma da Praça Palmares, realizada no segundo semestre de 2014 foi concluída com sucesso, trazendo de volta para o cenário nacional, um dos melhores locais para a prática de skate no Brasil. Mas não foi nada fácil!

O período inicial da obra continha diversos problemas, pois a antiga Palmares apresentava pontos de desnivelamento, além dos reflexos da sua construção desenfreada ao longo dos anos, tornando escasso os espaços a serem aproveitados. Mas formamos um time unido, que ultrapassou todas as dificuldades com a ajuda e empenho de todos que trabalharam na reforma!

Andre Alberola, o ''Berola'' e Paulinho Athayde, com o apoio de mais alguns skatistas locais da praça, mantiveram a tradição de zelar pelo local e assumiram a responsabilidade de guiar a mão-de-obra disponibilizada pela prefeitura e acompanharam o desenvolvimento da obra desde a aprovação até a última gota de tinta.

Abaixo, segue o documento fotográfico que fiz de todo o processo.






Um novo corner traz mais fluidez nas linhas da pista, modernizando uma área antes pouco explorada. Apesar de encaixado de forma milimétrica no espaço, sem danificar a árvore, havia ainda o banco curvo atrapalhando. O remodelamento do banco foi um processo bem complicado até chegarmos em um consenso da sua nova posição.





Berola, Vicente, Rafael, Paulinho e o mestre Manuel em mais uma discussão descontraída.



Uma nova área foi liberada na praça. Transições conectam o rolê, variando bordas de coping de ferro e coping block, além de uma nova plataforma com gap, corrimão, borda descendo, wall ride e uma rampa de escape.






Foi com muita dedicação e martelada no dedo que fizemos nossa primeira produção dos coping blocks...100% palmariano!





Produzidos pelas mãos dos skatistas Andre Alberola, Paulo Athayde e eu...os blocks agora abrem novas portas para o skate na Palmares, proporcionando esse novo estilo de borda, muito comum no resto do mundo!







Tirar a tinta antiga dos obstáculos e aplicar a lixadeira parecia ser algo simples, mas foi um trabalho intenso, que perdurou em boa parte da obra! Se não fosse a técnica do monstro Flávio...estaríamos lixando até agora!




Um momento de muito aprendizado foi a construção de um obstáculo totalmente diferente do convencional. Inspirado em transições oververt, decidiu-se fazer um obstáculo desafiador, porém útil para o retorno a pista, funcionando também como um corner. 





Dificuldades à parte, ficou uma parede que separa os ''homens'' das ''crianças''. 



O chão! A parte mais importante dessa história toda. Muito trabalho para acertar as emendas com os obstáculos. Importante frisar que o material utilizado na reforma foi de muita qualidade. Produtos especiais para suportar o impacto a longo prazo.





Não tão menos importante era colocar um coping de ferro no banks da praça! Amado por muitas pessoas, o nosso banks já se encontrava em estado crítico! Bordas arredondadas demais, ferros aparecendo...estava condenado! Mas colocar um coping poderia ferir ainda mais, caso não ficasse bom!







Muitas dobradas até chegar na curva ideal! Difícil acertar um coping quando o obstáculo já está construído. As imperfeições do banks, causadas pelo tempo, dificultaram muito o trabalho de dobrar os ferros até que ele se encaixasse uniformemente.






Acho que a galera vai se acostumar!


Quando começa a pintura! Uma tinta industrial que impermeabiliza foi aplicada em toda a praça, garantindo maior durabilidade! Vida nova!


Abaixo, os responsáveis por tudo isso. Foi um prazer fazer parte desse time!


Berola

Paulinho

mestre Manuel

Flávio

Rafael

Vicente

Vicente

eng. Roberto Moyano


Gostaria de agradecer à todas as pessoas que de alguma forma participaram desse trabalho. Em especial aos skatistas Berola e Paulinho Athayde, o mestre Manuel e seus ajudantes de obra: Flávio, Rafael e os Vicentes...além do pessoal que deu todo suporte para que as coisas pudessem acontecer: O engenheiro da prefeitura Roberto e sua equipe, fundamental para conseguirmos o material qualificado, e suas etapas de aplicação respeitadas. Sem a sua colaboração não teríamos conseguido! A turma da FortNort, Ney, Gláucia, Luciano e todo o pessoal. Rapaziada da serralheria Valmont, que entortou tudo que é ferro pra nós. O vigia Alemão...sangue bom, além dos locais que fazem parte da família Palmares e deram a mão durante o processo. São eles: Tonhão, Wagner Ratinho, Tio Lio, Douglinhas, Rogério, Bruno Jesus, Rafael Pingo, Moquito, entre outros que chegaram pra somar.

Muito Obrigado!

fotos: Diego Villamarin